sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

O primeiro passo

Sem comentários

Toda a gente sabe que a limpeza de pele é o primeiro passo para a pele que sempre desejamos. Na terça partilhei com vocês os erros que não devem cometer antes de ir para cama e hoje tenho guardados alguns erros de limpeza de pele. 
É um gesto básico e diário, mas será que o estamos a fazer corretamente? Eis alguns erros que nos impedem de ter uma pele ainda mais bonita.

1) Não remover a maquilhagem antes. A limpeza de pele é um sistema de 2 passos. Primeiro há que desmaquilhar e só então devemos limpar a pele. A verdade é que um produto de limpeza por si próprio não consegue fazer o trabalho todo. Por muito eficiente que seja, a maquilhagem é difícil de retirar, especialmente se envolver muitas camadas (primer, base, corretor, pós, etc.) Para retirar a maquilhagem produtos à base de óleo são boas opções. De seguida podem então utilizar o vosso produto de limpeza, de acordo com as vossas preferências. 

2) Lavar 2 vezes por dia. Os dermatologistas afirmam que lavar o rosto em excesso pode causar irritação e desidratação, já que vamos estar a retirar também os óleos que a próxima pele produz e que são essenciais para se manter hidratada. Uma pele seca ou sensível não necessita de mais de uma limpeza por dia. Um pele excessivamente oleosa pode até 2 vezes. No entanto, depois de um treino é mesmo necessário que limpem a pele para evitar as incómodas borbulhas e pontos negros. 

3) Abrir e fechar os poros. Os poros são um assunto controverso, mas a verdade é que já ouvi vários especialistas dizerem que os poros não "abrem" nem "fecham" de acordo com a temperatura da água. Por isso não têm desculpas para lavar a cara com água quente. A minha dermatologista recomendou-me a utilização de água fria, não para fechar os poros, mas sim para evitar vermelhidão e rosácea. 

4) Comprar um produto de limpeza de acordo com o tipo de pele. Pois não se preocupem que a minha alma também ficou parva. Sempre ouvi dizer que a pele oleosa devia usar fórmulas em espuma, as peles secas fórmulas mais leitosas e hidratantes. Pois tudo isto foi deitado a baixo. Afinal, é apenas uma questão de preferência. Qualquer que seja a fórmula, desde que não contenha fragrâncias, parabenos ou sabões "duros" (que são bastante desidratantes), pode ser utilizada por qualquer tipo de pele.  

Active ingredients like retinoids, salicylic acid, and glycolic acid can cause sun sensitivity, making your skin more vulnerable to the sun’s rays and more prone to sun damage (read: wrinkles and dark spots in your future).:

5) Usar um exfoliante para uma pele suave e limpa. E voltamos ao tema exfoliante. Já vos tinha dito que não é por exfoliarem todos os dias a pele que ela vai ficar mais suave. Mas agora descobri que não é preciso um exfoliante com grão para uma pele sem células mortas. Parece que ácido salicílico (que evita a contaminação da pele por bactérias e fungos) e glícolico (pertence à família ácidos lácteos, e é conhecido por facilitar a penetração de substâncias na pele, além de possuir radicais livres e auxiliar na formação de colágeno), fazem um melhor trabalho, além de terem uma ação anti-idade e ajudarem a prevenir borbulhas. No entanto, com isto não quero dizer que deixem os exfoliantes por completo, quero apenas dizerque têm outras opções.

6) Utilizar um tónico. Neste momento, por recomendação da dermatologista, já não uso tónico, mas quando estava habituada a usar notava a diferença na pele. Ao aplicar o hidratante depois do tónico sentia a pele muito melhor preparada para receber o que vinha a seguir. Mas agora devem estar a pensar em deixar de usar tónico. A verdade é que a vossa pele não necessita de ser acalmada e equilibrada se escolherem um bom produto de limpeza. Mas se, tal como eu sentia, sentem necessidade de o usar, devem escolher um sem álcool, para não remover os óleos naturais da pele. 

7) Gastar um fortuna. Ou muito me engano ou esta vai agradar-vos! A verdade é que a limpeza é um "ponto de passagem". Serve para retirar a maquilhagem, para limpar todas impurezas e toxinas que a pele vai acumulando ao longo do dia mas, a verdade é que os ingredientes que vão ser realmente necessários à pele estão nos séruns, óleos e hidratantes. Podem poupar o dinheiro extra que gastam para investir num produto no qual os ingredientes não vão pelo cano a baixo, literalmente. 

Essential Skin Care Routine involves these basics cleanser, toner, AHA or BHA, sunscreen, moisturizer, and one treatment like retinol:

Sem comentários :

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.